Acervo

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA


Fazer um Museu é fazer reviver algo
 

O MAVAM, ao gerar e integrar conteúdos relacionados à memória áudio visual, pretende revelar e preservar as formas de expressão, celebrações, modos de fazer, lugares e personagens que fazem parte do patrimônio material e imaterial do Estado do Maranhão e do Brasil.

Seu acervo, essencialmente documental e digital, composto de filmes, vídeos, imagens, depoimentos, músicas e outros suportes de memória, organizado e armazenado em banco de dados e de imagens, permitirá rápido acesso, inserção e relacionamento dos conteúdos gerados ou compartilhados com outras instituições detentoras de acervos de interesse cultural.


Disponibilidade e difusão do acervo
 

O MAVAM pretende tornar-se espaço de convivência, debate e intercâmbio cultural.

Além da Oficina de Produção, suas instalações acomodarão duas salas de projeção, quatro totens para acesso ao acervo do museu, salas de pesquisa e Espaço Cultural para a promoção de exposições e eventos e realização de oficinas voltadas à produção cultural, à inserção digital e à educação ambiental e patrimonial.

Através da TV Guarnicê os conteúdos do MAVAM serão veiculados para o Maranhão e para todo o território brasileiro.

O MAVAM contará com um portal na rede mundial de computadores que possibilitará o acesso de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo a seu acervo. Contará também com uma unidade móvel - o Cinevam que viabilizará a realização de exibições ao público - muitas vezes à margem de qualquer tipo de ação cultural; e o registro de conteúdos relacionados à cultura e memória dessas comunidades fora do ambiente de estúdio.


Integração do Acervo
 

Através de convênios, a FNH pretende integrar o acervo do MAVAM ao de outras instituições e vice-versa, prestando, para esse fim, serviços de produção, digitalização e organização de acervos quando e se necessário.

A Fundação Nagib Haickel, através da TV Guarnicê do Maranhão TVG e do Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão MAVAM, pretende revelar e preservar as formas de expressão, celebrações, modos de fazer, lugares e personagens que fazem parte do patrimônio material e imaterial do Estado do Maranhão e do Brasil.