MAVAM - Restauro do prédio

Restauro do prédio da antiga Companhia de Navegação Jaracati para instalação do Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão - MAVAM

Pertencente ao Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís - o maior conjunto urbano da arquitetura civil dos séculos XVIII e XIX da América Latina - reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1997, o prédio da antiga Companhia de Navegação Jaracati é um exemplar das técnicas construtivas adotadas na aristocrática metrópole comercial denominada no século XIX como “a cidade dos pequenos palácios de porcelana”.

Nas marés cheias, o costado dessa sólida edificação de alvenaria de pedra argamassada com cal de sarnambi e óleo de peixe, servia de ancoradouro às embarcações que navegavam no Rio Bacanga transportando, açúcar, algodão, arroz, babaçu e passageiros.

A Companhia era a proprietária de inúmeros barcos à vela que faziam a ligação entre São Luís e todo o litoral maranhense bem como dos navios gaiola que navegavam nos rios Pindaré, Itapecuru, Mearim e Munim.

O restauro do prédio, evoca a história, a cultura e a memória locais e fortalece as iniciativas de reabilitação do Largo do Desterro onde está localizado, não apenas pela recuperação do patrimônio material, mas pela ampliação de sua utilização ao público, pela sensibilização da comunidade de entorno e pelo seu envolvimento na reflexão e na valorização de seu patrimônio cultural.

Prédio da Antiga Companhia de Navegação Jaracati, depois pertencente a José Lemos da Costa e, por fim, entreposto comercial de Nagib Haickel.

data-cke-saved-src=/site/fotos/foto_mavam1900.jpg

data-cke-saved-src=/site/fotos/foto_mavam2009.jpg